segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Helder Mau

O Fantástico


Ao longo dos tempos o fantástico sempre teve uma forte importancia na vida do ser humano.
Desde a pré-história até aos nossos dias, passando pelos egipcios, gregos, romanos, nordicos, chineses, japoneses, entre muitos outros.
É verdade que na nossa cultura Greco-Romana, os mitos gregos e romanos, e sobretudo cristãos, têm uma forte preponderância na nossa sociadade actual.
O Fantástico é um tema muitas vezes menorizado no campo das artes do nosso tempo. Desde a quebra com a arte clássica, no final do século XIX, que o fantástico tem caído em desuso.
Isto porque uns quantos sujeitos ligado ao mundo da ciência (vulgarmente conhecido como cépticos) tentam impor as suas ideias, fazendo tal qual os ditadores, menorizando ao máximo
os temas ligados ao fantástico.
Mas afinal não é a própria ciência um tema fantástico. Obviamente que sim. Isto porque a ciência ainda é concebida por homens, e mulheres que sonham que existem, e que mais de tudo acreditam.
Acreditam que o universo não para, e que existe sempre algo mais, algo que pode não ser explicado agora, mas pode ser explicado mais tarde.
Uma das maiores estórias fantásticas da ciência, é a da criação do universo. Sinceramente a estória do Big Bang é provavelmente a estória mais foleira e sem imaginação que eu já vi.

Nenhum comentário: